Inaugurando uma nova atividade no campo da produção cultural, a Oficina Lúdica lança seu primeiro livro. Intitulado “Videogames e arte: discussões sobre paradigmas e complexidades possíveis”, o livro digital da autora Julia Stateri está disponível nas principais plataformas digitais de leitura.

A publicação, com prefácio do professor do Instituto de Artes da Unicamp doutor Edson do Prado Pfützenreuter, é o resultado de pesquisas realizadas durante o doutorado da autora, que é diretora criativa da Oficina Lúdica, empresa que atua desde 2010 na área de cultura, design e educação, especializada na área de jogo.

Alguns dados apresentados na obra também coletados durante o curso “A complexidade sensível: Um paralelo sobre videogames e arte”, ministrado pela autora por meio da plataforma Coursera. O curso foi realizado com o apoio do Instituto de Artes, das Pró-Reitorias de Pesquisa (PRP) e de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), e da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp).

Como o curso ultrapassou a marca de 12 mil inscritos em 58 países, nasceu a ideia de oferecer o resultado destas experiências no formato de um livro acessível a toda a comunidade interessada na relação que os videogames estabelecem com a arte.

“A ideia é tratar de conceitos que estão presentes na intersecção dos campos dos videogames e da arte. Falar dessa relação dentro do contexto acadêmico e também do mercado, já que ambos levantam questões particulares quanto à produção e o consumo.” – explica a autora.

E ela destaca uma novidade: “O próximo passo da Oficina Lúdica é abrir a oportunidade para autores que tenham pesquisas relacionadas a jogos e cultura e queiram torná-las mais acessíveis ao público sob a forma de livros digitais.” Em breve traremos mais detalhes sobre esse serviço, aguarde!

Gostou do tema do livro? Você pode comprá-lo nas seguintes plataformas:

AmazonAppleGoogle |KoboLivraria Cultura | Saraiva Wook (Portugal)