Já participei de algumas Game Jams ao longo de 15 anos entre o estudo e o desenvolvimento de videogames. Algumas experiências não foram tão felizes, claro, com a competitividade tomando conta dos participantes e dando margem a práticas que não estão de acordo com a proposta desse tipo de maratona.

Veja, a ideia de uma Game Jam é proporcionar aos participantes a oportunidade de fazer contatos, se unirem, compartilharem conhecimentos e experiências para criar um jogo dentro de um período limitado de tempo.

Há 10 anos a Global Game Jam funciona com essa missão: aproximar a comunidade que tem interesse em desenvolvimento de jogos para que sejam criados projetos temáticos em 48h. Alunos, professores, profissionais da indústria e amadores se envolvem em pé de igualdade para criar pelo prazer de criar. O que eles ganham com isso? O processo, a caminhada!

Para quem pretende se desenvolver na área, essa também é uma oportunidade de testar suas asas antes de alçar voo. Em 48h é apresentada uma amostra dos desafios encontrados na produção de um jogo: a equipe está se comunicando bem? Todos são ouvidos? Por onde começar a trabalhar? Onde o fluxo de trabalho está travando? Houve retrabalho?

Os participantes descobrem suas fraquezas e se comprometem – antes de mais nada consigo mesmos – a voltar mais preparados no ano seguinte.

Neste ano estive na Unicamp, participando da Global Game Jam graças ao espaço disponibilizado pelo pessoal do núcleo de pesquisa e desenvolvimento de jogos Gamux. Com um grupo envolvendo ex-alunos e novos conhecidos, trabalhamos sem hierarquia definida, as decisões criativas para o desenvolvimento do nosso jogo foram tomadas de uma maneira horizontal.

participantes da global game jam

Felipe Costa (à esquerda) e Ricardo Oliveira

Felipe Costa, que cursou Jogos Digitais pela PUC-Campinas, comenta: “Gostei bastante do evento. O que eu mais gosto em relação a essas Game Jams é aprender a importância da organização e comunicação dentro da equipe.” Sobre o futuro, ele garante que as Game Jams continuarão fazendo parte de seus planos: “Com certeza pretendo continuar sempre que possível. Cada Game Jam sempre traz algum aprendizado, seja de uma ferramenta nova, uma técnica nova, ou até mesmo conhecer pessoas e suas habilidades em relação ao desenvolvimento de jogos.”

Ricardo Oliveira, que foi colega de curso do Felipe, complementa: “Gostei demais de participar de um evento como esse. Foi minha primeira experiencia na Global Game Jam e me diverti muito. Fiquei muito satisfeito com o que conseguimos produzir em pouco tempo e animado para, na próxima edição, poder ousar mais. Quem sabe produzindo um jogo em 3D.” O acompanhamento do fluxo de trabalho e a oportunidade de contatos, fizeram a diferença na experiência vivida: “Tive a chance de acompanhar o workflow dos programadores e conhecer pessoas novas. Achei muito legal! Me serviu como uma injeção de ânimo para continuar na área de desenvolvimento de games. Atualmente estou estudando ZBrush para a modelagem de personagens.”

foto de israel na global game jam

Israel Cassimiro

Nem todos vieram de cursos específicos da área de jogos, como é o caso de Israel Cassimiro, que cursou Engenharia Elétrica pela USP: “O final de semana da Global Game Jam foi único pra mim. Sempre gostei muito de jogos e trabalho com programação há tempos. Recentemente surgiu esse interesse de desenvolver algum game e fiquei sabendo, por um amigo, desse evento no qual vários aspirantes a desenvolvedores de jogos se unem com o simples propósito da aprendizagem.” O contato com profissionais em outros campos de atuação contou bastante: “Um dos pontos mais legais, foi a diversidade do nosso grupo: artistas, programadores, músicos, etc. A gente acaba esquecendo que fazer um game não é trabalho de uma pessoa só, mas de um grupo com habilidades diferentes. Aprendi muito nesse final de semana e com certeza essa foi a motivação que eu precisava para ir atrás desse meu hobbie. Que venham as próximas Global Game Jams!”

Bateu uma curiosidade de fazer o que conseguimos fazer em 48h? Dê uma olhada no nosso jogo EXO!

Ainda tem um bom tempo para a próxima Global Game Jam, mas não deixe de participar! O espírito que impera aqui é o da camaradagem!