Introdução ao Ren’Py e ao Python
O texto de hoje traz uma introdução ao Ren’Py e à linguagem Python. Renpy é um motor de criação opensource (tradução livre: código aberto) para desenvolver jogos digitais de visual novel.
Pode uma pessoa comum ajudar as entidades guardiãs a salvarem a natureza? Mergulhe nessa história e descubra!
Curupira, Caipora, Alamoa, Matinta e… Um ser misterioso. Conviva com personagens do folclore nacional numa narrativa interativa.
O texto de hoje traz uma introdução ao Ren’Py e à linguagem Python. Renpy é um motor de criação opensource (tradução livre: código aberto) para desenvolver jogos digitais de visual novel.
Entrevistamos Nelson D, o compositor da música tema de Pequenos Nativoz – Floresta Amazônica. No release do próprio músico, conhecemos um pouco da sua história pessoal e influências musicais. Separamos também algumas perguntas para entender a relação do músico com os videogames e entender um pouco do seu processo criativo.
Se você já fez algum curso ou estudou por conta própria sobre as práticas de criação de videogames, já deve ter ouvido falar em Documentação. O processo de documentar um jogo, nada mais é do que colocar no papel aquilo que se decidiu fazer no projeto. Há quem diga que documentação é coisa do passado. Mas será que isso é verdade? Vamos ver porque é importante documentar seus videogames.
Pequenos Nativoz é um videogame do gênero visual novel – também conhecido como romance visual ou narrativa interativa – que traz uma adaptação da obra cênica Um Sonho de Herói, escrita por Leonardo Cássio. Imergindo no mundo dos seres fantásticos do folclore brasileiro, a pessoa que joga será confrontada com escolhas que influenciarão no resultado final da história.
Trazendo em seu cerne a preocupação com a acessibilidade, Pequenos Nativoz é uma visual novel desenhada para ser jogada por um público diverso, traz em sua estrutura e interface os recursos necessários para ser acessível a pessoas cegas, daltônicas e com baixa acuidade visual, pessoas surdas e ensurdecidas, pessoas sensíveis a luzes piscantes ou com diferentes graus de autismo.
Pequenos Nativoz também se debruça sobre a comunidade desenvolvedora de videogames ao documentar e compartilhar seu processo criativo num DevLog e prever a publicação do arquivo de seu projeto aberto, acompanhado por um curso gratuito online para que as pessoas interessadas em aprender sobre a criação de videogames possam utilizá-lo como recurso de estudo.
Paulo Rachmaninov Siqueira é compositor de música clássica e de trilhas sonoras. Estudou em Seattle e se formou em composição pela Univesidade de Washington. Estudou piano com os professores Rubens Marshall e André Dias. Compõe trilhas sonoras principalmente para produtoras Norte Americanas.
Fez o curso de dublagem da UniDub em SP e está sempre praticando sozinho ou fazendo trabalhos independentes. Com um tom de voz barítono, adora dublar e falar num geral. Quer estabelecer carreira fixa trabalhando com a voz, seja independentemente ou com vínculo a alguma empresa. Sua área preferida pra dublar são animações e jogos!