Pequenos Nativoz

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Disponível para Windows e Linux.

lanca

EXPLORE UM MUNDO FANTÁSTICO E CONSTRUA SUA NARRATIVA

Pode uma pessoa comum ajudar as entidades guardiãs a salvarem a natureza? Mergulhe nessa história e descubra!

Captura de imagem do jogo mostrando dois amigos, um menino negro e uma menina com traços orientais conversando na frente de um cinema.
Captura de tela do jogo mostrando um quarto durante a noite.

CONHEÇA ENTIDADES FOLCLÓRICAS DO BRASIL

Curupira, Caipora, Alamoa, Matinta e… Um ser misterioso. Conviva com personagens do folclore nacional numa narrativa interativa.

GALERIA

DEVLOG

Python

Introdução ao Ren’Py e ao Python

O texto de hoje traz uma introdução ao Ren’Py e à linguagem Python. Renpy é um motor de criação opensource (tradução livre: código aberto) para desenvolver jogos digitais de visual novel.

Entrevistamos Nelson D. Compositor da música tema de Nativoz

Entrevistamos Nelson D, o compositor da música tema de Nativoz!

Entrevistamos Nelson D, o compositor da música tema de Pequenos Nativoz – Floresta Amazônica. No release do próprio músico, conhecemos um pouco da sua história pessoal e influências musicais. Separamos também algumas perguntas para entender a relação do músico com os videogames e entender um pouco do seu processo criativo.

Por que documentar meu videogame

Porque documentar seus videogames

Se você já fez algum curso ou estudou por conta própria sobre as práticas de criação de videogames, já deve ter ouvido falar em Documentação. O processo de documentar um jogo, nada mais é do que colocar no papel aquilo que se decidiu fazer no projeto. Há quem diga que documentação é coisa do passado. Mas será que isso é verdade? Vamos ver porque é importante documentar seus videogames.

O QUE É O PROJETO
PEQUENOS NATIVOZ?

imagem de uma folha de bananeira

Pequenos Nativoz é um videogame do gênero visual novel – também conhecido como romance visual ou narrativa interativa – que traz uma adaptação da obra cênica Um Sonho de Herói, escrita por Leonardo Cássio. Imergindo no mundo dos seres fantásticos do folclore brasileiro, a pessoa que joga será confrontada com escolhas que influenciarão no resultado final da história.

Trazendo em seu cerne a preocupação com a acessibilidade, Pequenos Nativoz é uma visual novel desenhada para ser jogada por um público diverso, traz em sua estrutura e interface os recursos necessários para ser acessível a pessoas cegas, daltônicas e com baixa acuidade visual, pessoas surdas e ensurdecidas, pessoas sensíveis a luzes piscantes ou com diferentes graus de autismo.

Pequenos Nativoz também se debruça sobre a comunidade desenvolvedora de videogames ao documentar e compartilhar seu processo criativo num DevLog e prever a publicação do arquivo de seu projeto aberto, acompanhado por um curso gratuito online para que as pessoas interessadas em aprender sobre a criação de videogames possam utilizá-lo como recurso de estudo.

imagem de uma folha de bananeira

EQUIPE

Julia Stateri

Game Designer

Pesquisadora de pós-doutorado no TIDD da PUC-SP doutora em Artes Visuais pela UNICAMP, é coordenadora da pós em Desenvolvimento de Games do Senac de Campinas.

Leonardo Cássio

Roteirista e Gerente de Projeto

É formado em Publicidade e Propaganda pela Mackenzie e pós-graduado em Gestão Cultural e Organização de Eventos pela ECA-USP. Principais projetos: Profissões da Economia Criativa, Nativoz, As Minas Gerais e Memo Pop.

Thais Polimeni

Gerente de Marketing

É formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura pela ECA/USP. Sócia da Carbono 60.

Carla Gabriela

Lead Programmer

Atende pelo selo oiCabie, é educadora, desenvolvedora indie de jogos digitais, programadora, concept artist, character artist, animadora e spriter. Formada pela UFRGS em letras (pt-eng) e Ciências Sociais (antropologia). Pesquisadora em queer studies e game studies.
Paulo Siqueira

paulo siqueira

Compositor da trilha sonora

Paulo Rachmaninov Siqueira é compositor de música clássica e de trilhas sonoras. Estudou em Seattle e se formou em composição pela Univesidade de Washington. Estudou piano com os professores Rubens Marshall e André Dias. Compõe trilhas sonoras principalmente para produtoras Norte Americanas.

Nelson D

Compositor da música tema

Como produtor desde 2010 se dedica à produção musical de novos e novas artistas na cena musical brasileira. A pesquisa musical do Nelson D mergulha nas fontes da eletrônica e cultura indígena, misturando sonoridades orgânicas e tradicionais com processos tecnológicos.
Adilson Freitas

Adilson Freitas

Animador

Formado em Gestão da Tecnologia da Informação, Autodesk Certified Instructor (ACI) e Autodesk Certified Professional (ACP) em Autodesk Maya. Escritor do livro Autodesk Maya e Mudbox 2018 – Modelagem essencial para personagem, pela Editora Érica.

Gabriel Taneko

Gabriel Taneko

Diretor de voz

Fez o curso de dublagem da UniDub em SP e está sempre praticando sozinho ou fazendo trabalhos independentes. Com um tom de voz barítono, adora dublar e falar num geral. Quer estabelecer carreira fixa trabalhando com a voz, seja independentemente ou com vínculo a alguma empresa. Sua área preferida pra dublar são animações e jogos!

Rafael Tota

Tradutor

Tradutor de games, egresso do mercado de T.I. e entusiasta efusivo da produção cultural nacional, em especial filmes e games. Sortudo o suficiente pra ser convidado a participar de projetos culturais que o enchem de orgulho, como o game Pequenos Nativoz e o documentário A Quem Pertence a Cidade (sobre a comunidade Kaingang de Montenegro-RS).
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