Entrevistamos Nelson D, o compositor da música tema de Nativoz!

Entrevistamos Nelson D, o compositor da música tema de Pequenos Nativoz – Floresta Amazônica. No release do próprio músico, conhecemos um pouco da sua história pessoal e influências musicais. Separamos também algumas perguntas para entender a relação do músico com os videogames e entender um pouco do seu processo criativo.

Entrevistamos Nelson D, compositor da música tema de Nativoz
Imagem do processo de gravação da voz de Nelson D – disponibilizada pelo próprio músico

Quem é Nelson D? O release do músico

Em 1986, um bebê indígena foi encontrado em uma rua na cidade de Manaus no estado do Amazonas. Ele viveu em um orfanato por oito meses, até um casal de italianos levá-lo para um lar confortável e chamá-lo de filho. Batizado de Davide De Merra, o manauara tornou-se cidadão italiano, cresceu em Savona e cursou Artes Plásticas em Milão, mas escolheu São Paulo para difundir seu trabalho de músico e produtor musical.

Chamado de Davide a vida toda, o italiano-brasileiro viu que o trabalho como músico merecia um nome artístico mais atrativo, voltando às origens como Nelson D, uma referência ao seu nome na época do orfanato. Como um estrangeiro em sua própria terra, em uma veste psíquica alienígena indígena, sua música é uma invocação de retorno ao seu ‘corpo território ancestral’, um chamado para seu povo cujo o nome foi apagado. 

A pesquisa musical do Nelson D mergulha nas fontes da eletrônica e cultura indígena, misturando sonoridades orgânicas e tradicionais com processos tecnológicos. Um caminho sonoro íntimo onde oficialmente o artista se confronta não apenas como produtor musical mas também em veste de Performer, num rito futurista por ecos ancestrais em busca de memórias originárias, um convite profanador que se torna ‘sagrado’ e um corpo que não se define, nem limita mas transborda rupturas na reexistência fora do tempo cronológico, abandona rótulos, etiquetas, revelando liquidez de identidades na pós modernidade e contrastes culturais.

As referências do Nelson são artistas como Tricky, Radiohead, Young Fathers, Prodigy, Son Lux e Tanya Tanaq. Nelson D faz dos próprios Beats um transe ritual, entre diferentes ritmos, com um mood obscuro e melanconico  meio Trip Hop, sem perder a roupagem Rock e indígena que acompanha todo seu trabalho. Os temas encarados também remendam à vivência da mata urbana Paulistana com as suas contradições. 

Como produtor desde 2010 se dedica à produção musical de novos e novas artistas na cena musical brasileira, entre as quais Danna Lisboa, Gloria Groove, Linn da Quebrada, Tássia Reis, Davi(ex Banda Uò), Mel(ex Banda Uò) e Melvin Santana.

Entrevista com Nelson D

Você gosta de videogames? Quais os jogos preferidos?

No fim da minha infância gostava muito. Depois, na adolescência, descobri a produção musical e me dediquei exclusivamente a ela. Não deixa de ser parecida com um videogame, tem vários aspectos em comum. Mas na época os meus videogames preferidos eram Tekken, Tomb Raider, Crash Bandicoot… Todos produtos para Playstation 1. Hoje em dia só assisto vídeos sobre videogame, pois estou muito interessado no Sound Design.


Os jogos que você gosta influenciaram de alguma forma nas suas escolhas para criar a música tema de Nativoz?

Talvez sim, de uma forma sutil. 

Lembro que quando encontrava um videogame com uma boa trilha a emoção aumentava. 

A trilha acompanha o ritmo e a fluência do jogo. Especialmente quando a trilha corresponde à qualidade de produção da indústria musical ou das trilhas de cinema.

Já havia se imaginado compondo a música tema de um jogo? Como foi a experiência?

Foi algo que queria muito fazer. 

Foi uma grande responsabilidade pois a trilha vai compor, junto da imagem, a marca do produto.

A experiência foi ótima. Estou ansioso pra ver o resultado final.

Quais foram suas influências e referências no seu processo criativo?

Para deixar a marca do meu estilo, segue as características principais do meu trabalho: misturar timbres de música ancestral e folclórica brasileira com sons contemporâneos e sintéticos.

Como o produto é dedicado ao público mais jovem, deixei a melodia mais alegre e triunfante. 

Como você costuma trabalhar? Existe um processo pelo qual você se organiza para criar?

Gosto sempre de variar. Porém, costumo organizar meus set up e bibliotecas de sons. É ́importante, para manter uma fluência criativa boa, ter sempre seus set up e sons pessoais na manga. 

Para quem está querendo começar a compor, quais os conselhos que você daria?

Hoje em dia existem ótimos tutoriais onde você já pode se orientar para começar a produzir. Minha dica é seguir tutoriais, escolher boas referências e aos poucos chegar no nível das suas referências até o ponto onde você sente que tem que se separar delas para criar sua própria identidade. Isso não antes de ter um bom domínio dos seus instrumentos.

Quer acompanhar de perto os trabalhos do Nelson D?

Siga o músico no Instagram.

Ouça as composições do Nelson D no Spotify.

Bateu aquela curiosidade pra conhecer a música tema de Nativoz?

Continue acompanhando nossas novidades. A animação de abertura do game com a música “Floresta Amazônica” está quase saindo do forno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe nossas redes