Porque documentar seus videogames

Se você já fez algum curso ou estudou por conta própria sobre as práticas de criação de videogames, já deve ter ouvido falar em Documentação. O processo de documentar um jogo, nada mais é do que colocar no papel aquilo que se decidiu fazer no projeto. Há quem diga que documentação é coisa do passado. Mas será que isso é verdade? Vamos ver porque é importante documentar seus videogames.

Por que documentar meu videogame
Essa é a cara do nosso documento de conceito

Para que serve a documentação?

Pode dar um pouco de trabalho, mas a documentação serve para o time todo saber o que está acontecendo no projeto. Por isso mesmo, a documentação precisa se manter sempre atualizada. A cada nova decisão tomada no projeto, a documentação precisa acompanhar a atualização. Quando houver qualquer dúvida sobre o que ficou decido, tanto em termos de visão criativa, quanto de produção, lá está a documentação para responder.

Toda documentação é igual?

A resposta é “não!”. Cada documentação tem características específicas.

Existem pelo menos dois tipos de documentação que são importantes para qualquer projeto, independente da complexidade: o GCD (Game Concept Document ou Documento de Conceito do Jogo) e o GDD (Game Design Document ou Documento de Design do Jogo). O GDD costuma ser o mais conhecido!

Tá, mas qual a diferença?

O Documento de Conceito é feito primeiro. Ele traz a visão artística do que se pretende criar e apresenta conceitos fundamentais. Isso significa que, uma vez aprovado, o que está nele não sofrerá alterações! É um documento muito importante para acordos comerciais, por exemplo. Se você estiver trabalhando num jogo licenciado, ele passa pela aprovação de gestores de marca da franquia, setor jurídico, etc. Mesmo que você esteja fazendo o Documento de Conceito do seu próprio jogo, é importante pensar nas bases do que você quer criar. O que é mais importante no seu jogo e que você não mudará no futuro? É um documento com poucas páginas, justamente por ser tão rígido.

Já o Documento de Design do Jogo é um texto mais flexível e que precisa se manter atualizado. Ele vai registrar todas as tomadas de decisão do projeto e deve estar disponível para a consulta de todo o time. É um documento vivo! Geralmente, quando ouvimos reclamações sobre o processo de documentação e até opiniões mais categóricas sobre acabar de vez com ele, isso acontece por que as pessoas associam a documentação a uma estagnação do projeto.

Realmente, se pensarmos em documentações imensas, e muito engessadas que são feitas de antemão, sem acompanhar o desenrolar do que acontece no processo de criação, este é um modelo que não funciona. Mas se estivermos falando de manter a sincronia de toda a equipe com um documento central atualizado, fica fácil ver os prós.

Você quer um exemplo?

Estou compartilhando nosso Documento de Conceito com vocês para terem uma ideia de como ele é organizado.

Está bonito? Não!

Funciona? Sim!

Clique aqui para baixar o PDF!

Quer exemplos de outros jogos?

Dê uma olhada nessa documentação de Bioshock.

Aqui tem a digitalização de um documento de conceito do Deux Ex, com anotações!

E aqui tem uma documentação enorme (lembre-se que a quantidade de páginas ao final do processo de documentação depende da complexidade do jogo) de Dirty Bomb.

E aí? Já sabe porque você deve documentar seu videogame?

Se curtiu nosso conteúdo, deixe seu comentário e compartilhe com os amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe nossas redes