Segundo o artigo do site Kotaku, Trump Says Video Game Violence Is ‘Shaping Young People’s Thoughts’, por Ethan Gach, foi durante um encontro sobre segurança nas escolas ocorrido na Casa Branca que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou sua opinião a respeito dos videogames violentos, considerando-os parcialmente responsáveis pelos tiroteios ocorridos em ambiente escolar. Em tradução nossa segue o comentário de Trump na íntegra:

“Nós temos de olhar para a internet, porque um monte de coisas ruins estão acontecendo com crianças e mentes jovens, e suas mentes estão sendo formadas, e nós temos que fazer alguma coisa a respeito, talvez, do que elas estão endo e como elas estão vendo. E também videogames. Estou ouvindo mais e mais pessoas dizerem que o nível de violência dos videogames está realmente moldando os pensamentos dos jovens. E você vai um passo além e esses são os filmes. Você vê esses filmes, eles são tão violentos, uma criança pode ver um filme se não há sexo envolvido, mas há mortes envolvidas, e talvez nós precisemos colocar um sistema classificatório de faixa etária para isso.”

A discussão sobre a violência na mídia, e nos videogames como parte desta, não é nova e nem exclusiva dos países estrangeiros. No começo deste ano, o doutor em psicologia Lucas Goulart deu uma entrevista à RBSTV para desmistificar algumas das preconcepções ligadas à relação das crianças com os jogos digitais. A entrevista pode ser vista na íntegra aqui.

O doutor Lucas Goulart, segue com seu trabalho de esclarecimento na segunda edição do curso Jogos Digitais e Educação, que ocorrerá no dia 10 de março na InovaTecEdu, Rio Grande do Sul.

 

Imagem destacada por www.quotecatalog.com, distribuída sob a atribuição do Creative Commons 2.0.