No final desta semana teremos mais uma edição da Global Game Jam, o maior evento de criação de games no formato “Jam” – um encontro onde o desafio está em produzir sem planejamento prévio e com uma limitação de tempo – do mundo. Neste caso, são alocadas 48 horas para a entrega de uma demo jogável que pode ser desenvolvida presencialmente ou remotamente, dependendo das regras do site (local cadastrado pelo evento) onde foi feita a inscrição do participante.

Se interessou, mas ficou sem saber por onde começar? Aqui vão algumas dicas para quem nunca participou de uma Global Game Jam e gostaria de se preparar para aproveitar o máximo dessa experiência:

 

1-) Veja qual o Site mais perto de você e, se possível, participe presencialmente!

Nem sempre é possível participar presencialmente durante as 48 horas do evento. Talvez você não tenha um bom notebook, ou tenha responsabilidades pessoais que não te permitem ficar todo esse tempo alocado. Entretanto, quando possível, se esforce para participar presencialmente, conhecer outros criadores e sentir a dinâmica de trabalho de uma Jam!

2-) Se for tímido, vá com sua equipe pronta.

As vezes é difícil chegar sozinho a um lugar novo para montar uma equipe com pessoas desconhecidas. Se você for muito tímido, já leve os seus amigos com você para participar da Jam. Ainda assim, procure agregar pessoas diferentes ao seu grupo. Convide sempre alguém de fora do seu grupo para enriquecer o repertório do jogo (e o de vocês) e oferecer uma visão diferente daquela que lhes é confortável.

3-) Não tem máquina? Não sabe programar? Participe mesmo assim!

Você sabia que alguns Jam Sites aceitam e incentivam a criação de jogos de tabuleiro? Então, mesmo que você não tenha o melhor notebook ou não tenha ninguém na sua equipe que saiba programar, ainda é possível participar com a criação de um jogo a base dos bons e velhos dados, cartolinas e canetinhas!

4-) Não exija demais de si mesmo.

Pode ser que você consiga terminar sua demo em 48 horas. Pode ser que não. Pode ser que a proposta saia exatamente como seu grupo pensou. Pode ser que saia precisamente o oposto. Não tem problema! O importante é aproveitar todo o processo e curtir a “caminhada”. Mais tarde, olhando para trás, vocês pensarão no que poderia ser feito de uma maneira diferente. Há sempre uma Global Game Jam no ano seguinte e há muitas outras Jams acontecendo ao longo do ano. Não desanime!

 

A Global Game Jam 2019 terá início no dia 25 de janeiro.

Você pode encontrar um site para se inscrever clicando aqui!